Galeria VIP Só Babados

Lupercio Abatti

Galeria VIP Só Fotos

Lupercio Abatti

Financeiro

Cristiano Brasil

Em foco

Tânia Duarte

Cotidiano

Everaldo Passos(Belada)

Espaço VIP

Vivi Felisbino Ramos

Notícias

Professores são homenageados pelos vereadores

Professores são homenageados pelos vereadores

 

Araranguá

 

A sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá da última segunda, 15, foi especial com a entrega do Prêmio Destaque Profissional, que neste ano levou o nome de “Professora Conceição de Almeida Ferreira” – fundadora da Escola Isabel Flores Hubbe. Com a participação da filha de Conceição, Elenita Ferreira, que representou a mãe que encontra-se acamada, dezesseis professores, escolhidos pelos quinze vereadores receberam a premiação em lembrança ao Dia do Professor, comemorado na mesma data. O projeto é de autoria do vereador, Paulo Roldão, que teve a proposta aprovada ano passado.

Para o presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, a oportunidade serviu para que esta importante profissão seja reconhecida. “Não basta que um profissional se encaixe em algum ramo de atividade, é importante que esta atividade seja reflexo daquilo que faz com esmero, que seja prazeroso, que cause alguma diferença na sociedade como um todo. Por isso, é importante reconhecer a dedicação, o carinho e o esforço que as professoras tem com seus alunos, as comunidades que atuam e com o papel que o professor/educador tem com a transformação de tantas vidas e com o Mundo”, disse.

Outras categorias profissionais também poderão ser homenageadas. Neste ano, a ideia foi prestigiar os professores, mas o prêmio foi criado para lembrar aqueles que desenvolvem projetos que beneficiam a comunidade como um todo. O histórico completo dos professores podem ser vistos no site da câmara: cmva.sc.gov.br.

  

Conheça os homenageados:

 

MARIA SOLANGE CACHOEIRA RIBEIRO – vereador, Adão Vieira dos Santos

Professora de educação física aposentada. Participou de diversos projetos de desenvolvimento da Educação no município e como conselheira tutelar.

 

ROSELANI ROCHA NAZÁRIO MACIEL – vereador, Cristiano Costa

Professora de Letras e primeira diretora eleita da escola municipal do bairro, Jardim das Avenidas.

 

ANA MARIA TAVARES AFONSO e FÁTIMA REGINA AFONSO – presidente, Daniel Viriato Afonso

As irmãs atuam na mesma disciplina, Língua Portuguesa. Ana trabalha a Escola Educação Básica Otávio Manoel Anastácio, e Fátima, atua pelo Estado no projeto Penoa - programa de novas oportunidades para alunos do ensino fundamental e médio.

 

ALEXANDRA SCHUTZ PEREIRA – vereador, Diego da Rosa Pires

Atuando na Escola Professor Mota Pires do Bairro Sanga da Toca II, Alexandra assumiu um desafio de implantar técnicas para atender crianças com deficiência no ensino regular, que são usadas em toda a região.

 

EDINÉLCI VIEIRA SAVI MONDO – vereador, Igor Batista Gomes

Pedagoga, trabalha no Colégio Murialdo, onde mesmo depois de se aposentar, foi requisitada pela direção da escola para retornar aos trabalhos devido competência e comprometimento.

 

EDILENE CRISTIANO DE FIGUEREDO VALERIANO – vereador, Jacinto Dassoler

Professora da escola da comunidade de Rio dos Anjos, foi responsável por mobilizar os moradores e construir a primeira biblioteca escolar rural do município de Araranguá. defendeu recentemente uma tese de Mestrado em Portugal, representando Araranguá.

 

JUDITE MARIA SILVEIRA PEREIRA – vereador, Jair Anastácio

Há 28 anos é professora e atualmente trabalha Escola de Ensino Infantil Bernadete Costa Nolla.

 

ANDRESA CARDOSO CAMILO – vereador, João Abílio Pereira

Moradora do bairro, Urussanguinha, Andresa leciona Português e possui três cursos de pó-graduação. Atua na EEB de Araranguá.

 

ROSA MARIA ESPÍNDOLA NAGEL – vereador, Jorge Pereira

Coordenou na Amesc os planos municipais de Educação que serviram de base para a Proposta Curricular de Santa Catarina. Também representou a região no Conae.

 

CELMA ANA BORGES CRISTIANO – vereador, Neno Fontoura

Começou a vida profissional na Escola do Pontão e atualmente leciona na Escola Básica Municipal Jardim das Avenidas, com alunos de 3º ano.

 

ANTONIO SANTANA BARBOSA – vereador, Márcio Scarsanella

Conhecido entre seus alunos e amigos como professor “Chimbica”, Antonio, lecionou em escolas do Estado implantando várias modalidades esportivas ate então esquecidas na época.

 

PEDRO PAULO CARDOSO – vereador, Paulo Roldão

Aposentado desde 2012, Pedro Paulo, é autor dos livros SANTIAGO DE COMPOSTELA e MARIA GARCIA PESSI: Um nome Duas Histórias que trata da história da professora que dá nome a escola sediada no bairro, Cidade Alta.

 

JOSÉ BÚRIGO – vereador, Luciano Pires

Professor de Educação Física aposentado, é envolvido com o trabalho social em algumas entidades e organiza diversas competições esportivas no município e região.

 

JANAINA DE OLIVEIRA BARCELOS – vereador, Pedro Paulo Souza

Advogada e professora, é diretora Escola Patrulheiro Jucemar Paes, no bairro, Polícia Rodoviária, onde tem o mandato até dezembro de 2019.

 

ROSITA ALMEIDA DE SOUZA - vereador, Ronaldo Soares

Professora na Escola Básica Castro Alves, Rosita já lecionou de forma particular para muitas personalidades da região, entre elas, prefeitos e empresários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colaboração: Morgana Daniel – Assessora de Imprensa Câmara de Vereadores de Araranguá

 

  

Outras Notícias

Revista Online
Jornal Online