Galeria VIP Só Babados

Lupercio Abatti

Galeria VIP Só Fotos

Lupercio Abatti

***Almas Gêmeas***

Almas Gêmeas

Financeiro

Cristiano Brasil

Em foco

Tânia Duarte

Cotidiano

Everaldo Passos(Belada)

Pela Fé

Advilton de Medeiros

Espaço VIP

Vivi Felisbino Ramos

Notícias

Abraço simbólico na Praça das Águas marca evento do SAMAE

 

 

 

Abraço simbólico na Praça das Águas marca evento do SAMAE

 

Araranguá

 

            Nesta quinta-feira, dia 22, foi celebrado o Dia Mundial da Água. Em Araranguá, a data foi lembrada por uma ação realizada pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), na Praça das Águas.

            A Escola Municipal Adhemar Ghisi, do bairro Cidade Alta, abriu o evento com uma apresentação do Coral Samae na Escola, onde juntamente com as artistas araranguaenses Léia Batista e Wilson Drolhe Neto, interpretaram a música ‘Água é vida’, de autoria dos próprios artistas.

            O superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Luís Leme, lembrou da importância de preservar o Meio Ambiente como um todo, fauna, flora e os recursos hídricos. “O Dia da Água é todo dia, por isso temos que preservar, cuidar e economizar. Que a mensagem repassada neste evento seja seguida por todos nós e principalmente que as crianças levem adiante a importância de economizar água”, disse.

            O Procurador do Samae, Marco Alborgheti, enfatizou a importância do reaproveitamento da água, que já está sendo realizado pelo Samae, por meio da coleta de esgoto tratado. “Hoje a cidade possui duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), abrangendo 40% do município. E lembramos para que o esgoto seja tratado é importante que os moradores beneficiados façam as ligações à rede”, destacou.

 

 

Conscientização

            O Dia Mundial da Água deve ser uma data marcada por reflexão, onde as pessoas possam se conscientizar e colocar em prática no seu dia a dia, ações que que ajudem a economizar água e preservar o Meio Ambiente. “As próximas gerações são as crianças que hoje estão aqui, serão vocês os multiplicadores dessa mensagem. Por isso, a importância de tratar em sala de aula temas relacionados ao Meio Ambiente, preservação, economia de água, só assim vamos garantir água nas próximas décadas”, comentou o diretor Geral do Samae, José Hilson Sasso.

            Sasso ainda lembrou de um estudo divulgado recentemente que aponta que o recurso hídrico disponível está em situação crítica, tornando a região com a situação mais crítica de toda Santa Catarina. “´Não parece a realidade do Extremo Sul, mas é. Com isso, fica o alerta para que as pessoas se conscientizem e façam a sua parte, as pequenas ações podem sim fazer a diferença”, argumentou Sasso.

            O prefeito de Araranguá Mariano Mazzuco lembrou que a água é substância essencial para a vida e a disponibilidade dela está ligada a saúde de todos. “Araranguá possui rio, lagoas, mananciais, vertentes, temos que conscientizar as pessoas para não só economizar os recursos hídricos, como também o ambiente em que vivemos, evitando contaminação das nossas águas”, falou. Ele ainda parabenizou o Projeto Samae na Escola. “Nossas crianças serão os agentes transformadores, serão elas que vão propagar a mensagem repassada em sala de aula, serão elas que cobrarão dos familiares mais cuidado com a nossa água”, finalizou.

 

 

Abraço na Praça

            Um dos atos mais bonitos da ação, foi o ‘Abraço’ na Praça das Águas, onde os estudantes, professores e autoridades deram as mãos e simbolicamente abraçaram a praça. Balões com os nomes dos mananciais foram entregas as escolas participantes do ato.

            O evento teve ainda exposição de desenhos confeccionados pelos estudantes das escolas: Escola Básica Municipal Almerindo Manoel da Luz; Escola Básica Municipal João Matias; Escola Básica Estadual Padre Antônio Luís Dias, Escola Básica Adhemar Ghisi e Escola de Educação Básica Bernardino Sena Campos. E para fechar, teve a apresentação da peça teatral, ‘A água e homem’, onde retrata o início do mundo, quando nele haviam apenas elementos naturais, e a soberania da água como substância divina e criadora, até o surgimento de um animal estranho, chamado Homem.

            O evento contou com a presença do prefeito Mariano Mazzuco, diretor Geral do Samae, José Hilson Sasso, superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Luís Leme, Helen Becker diretora de Turismo, Marcel Nazário diretor de Esportes, Ariane Almeida Secretária de Educação. Representando o Legislativo os vereadores José Paulo Roldão e Adão Vieira, o Vidrinho. E ainda Margarete Timboni Baran, diretora Administrativa do Samae, Marco Alborgheti, Procurador do Samae, Lourival João diretor Financeiro do Samae, engenheiro químico Mario Copetti, Vanoir da Silva Canto .

 

 

 

 

Colaboração: Assessoria de Imprensa Samae

 

Outras Notícias

Revista Online
Jornal Online